Solução pré-tratamento para a água resultante de um processo de lavagem do maquinário industrial

Pré-tratamento para acelerar a precipitação de material em suspensão presente na água utilizada em um processo de lavagem em uma indústria de bebidas.

Qual o desafio?
Este projeto foi realizado para uma indústria de bebidas, no qual o objetivo era propor um pré-tratamento para a água resultante de um processo de lavagem do maquinário industrial, resultando na aceleração do tempo de decantação das partículas sólidas presentes, antes que essa água residual fosse encaminhada para a estação de tratamento da indústria.

O que foi feito?
Recebemos em nosso laboratório amostras dessa água residual e foi proposto um projeto de estudo ao cliente. Alguns agentes de decantação foram testados em escala de bancada e os seguintes parâmetros foram avaliados: o tempo de decantação, pH, temperatura e concentração dos agentes. Depois de definido o melhor agente a ser usado no tratamento foram testadas várias concentrações e os mesmos parâmetros avaliados, afim de verificar sua eficiência.

O que entregamos?
Foi feito um relatório técnico com a descrição do estudo realizado. Também foi entregue à indústria a descrição técnica da solução a ser utilizada, a forma e as condições de utilização.

Resultados
Com os resultados, observou-se que além do agente de decantação selecionado havia necessidade de uma condição de pH específica para que a decantação das partículas fossem aceleradas. Assim, estabeleceu-se o pH ideal a ser mantido na água residual e os agentes a serem utilizados no tratamento.

Alguns agentes de decantação foram testados, e uma combinação entre dois deles foi estabelecida (amostra 4), assim como o pH para a aceleração do tempo de decantação da água residual ideal para essa indústria.

Solução
A partir deste trabalho realizado pela Equipe da Biomade, uma solução de baixo custo foi apresentada e os agentes de decantação e condições de aplicação propostos foram incorporados como um pré-tratamento da água residual dessa Indústria de bebidas. Esta solução permitiu acelerar a decantação de partículas presentes na água residual, possibilitando que a água fosse rapidamente encaminhada para a estação de tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *