Esquema do filtro para o controle de qualidade em bebidas

Nova tecnologia para auxiliar o controle de qualidade em bebidas está sendo desenvolvida pela Biomade

A BIOMADE possui um setor de P&D para o desenvolvimento de novas tecnológicas, sempre visando às necessidades dos nossos clientes. Recentemente, foi aprovado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o projeto intitulado “Filtro para eliminar os íons metálicos considerados contaminantes em cachaças sem alterar o perfil sensorial da bebida”, tendo como a Pesquisadora Responsável Dra. Janaina Pires Borges, a Assistente de P&D Sylvia Patricia de Carvalho e coordenadas pelo Dr. Thiago H. Kobe Ohe.

O objetivo deste projeto de pesquisa é o desenvolvimento de um filtro de baixo custo e capaz de reduzir o teor dos íons metálicos, que são monitorados e limitados pela legislação vigente em aguardentes de cana, como o cobre, o chumbo e o arsênio. Poderá ser utilizado pelos produtores em bebidas com concentrações de metais considerados alta pela legislação.

Qual o diferencial do nosso filtro? A Biomade desenvolveu uma resina do filtro que será capaz de sequestrar os íons metálicos presentes na bebida, estes íons metálicos permaneceram ligados à resina do filtro, e a bebida após a filtração a concentração desses metais reduzida. Porém, o filtro não deverá influenciar na concentração de compostos voláteis desejáveis presente na bebida, ou seja, não haverá alteração das características sensoriais do produto. Atualmente, os filtros mais utilizados e acessíveis no setor de bebidas alteram o perfil sensorial da bebida, pois eliminam também compostos como os álcoois superiores, ésteres e outros compostos voláteis que influenciam diretamente os atributos sensoriais da bebida.

Assim, com o filtro, esperamos que sejam solucionados problemas de altos teores de metais indesejados sem que as propriedades organolépticas se alterem. A pesquisa é imprescindível para acompanhar a demanda de desafios que se encontram para melhorar a qualidade de processos. No ramo da destilaria, ainda há limitações que podem ser resolvidas por meio de novas tecnologias. Desse modo, estamos sempre nos atualizando das necessidades e em busca de soluções por meio da pesquisa.

Se você se interessou por este projeto, entre em contato conosco para saber como participar do nosso projeto.

Autora: Sylvia Patricia de Carvalho – Assistente de P&D da Biomade

Contato:

Whats app/telefone: 17 3033-9073

E-mail: contato@biomade.com.br

 

Deixe um comentário