Avaliação de material em suspensão em amostra de cachaça

Qual o desafio?
Este projeto foi realizado para um produtor de cachaça, no qual o objetivo era analisar e identificar a origem de material particulado presente na bebida.

O que foi feito?
Algumas análises foram realizadas em espectroscopia na região do infravermelho e cromatografia em fase líquida com detector eletroquímico para análise do material particulado. Além disso, alguns filtros foram testados para retenção deste material.

O que entregamos?
Foi feito um relatório técnico com a descrição do estudo realizado. Também foi entregue à indústria a descrição técnica e o modo de utilização do tipo de filtro a ser utilizado.

Resultados
Com as análises identificou-se que o material particulado era de origem lignocelulósico. Provavelmente, resultante do processamento da bebida e do contato com tonéis de madeira. Além disso, foram testados vários tipos de filtros no qual foi possível determinar qual o material e porosidade ideais para filtração da bebida e retenção do material particulado.

Solução
A partir deste trabalho realizado pela Equipe da Biomade, foi possível determinar a origem do material particulado, descartando-se por exemplo uma contaminação microbiana. Também foi possível determinar o material e a porosidade do filtro a ser utilizado de forma que a filtração da bebida fosse mais eficiente. Estes levantamentos foram fundamentais para a melhoria de uma das etapas (filtração) da produção da cachaça pelo produtor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *